Polarstern, o navio que está “encalhado” no Polo Norte

Polarstern, o navio quebra-gelo alemão que está “encalhado” no Polo Norte.

Embarque na maior expedição polar da história. Em setembro de 2019, o navio quebra-gelo alemão Polarstern partiu de Tromsø, na Noruega, para passar um ano à deriva no Oceano Ártico. Preso no gelo.

A expedição MOSAiC nasceu com a finalidade de olhar mais de perto para o Ártico como o epicentro do aquecimento global e obter dados essenciais para entender melhor a mudança climática global.

Expedição MOSAiC 

A expedição do  MOSAiC (Observatório Multidisciplinar à Deriva para o Estudo do Clima no Ártico) dará uma grande contribuição à ciência, estudando o clima no Ártico.

Liderada pelo Instituto Alfred Wegener, Centro Helmholtz de Pesquisa Polar e Marinha (AWI), é a maior expedição polar de todos os tempos. Um total de 600 cientistas de 17 nações estarão a bordo para estudar o gelo que inegavelmente parece se tornar cada vez menos eterno.

O nome MOSAiC (originalmente-Multidisciplinary drifting Observatory for the Study of Arctic Climate) reflete a complexidade e a diversidade desta expedição.

Polarstern está encalhado no Polo Norte, e durante um ano, ele primordialmente será o centro da maior expedição de pesquisa já realizada, passando um ciclo anual completo preso no enorme gelo do Ártico.

Há 126 anos, o pesquisador e explorador norueguês Fridtjof Nansen zarpou na primeira expedição à deriva com seu navio de madeira. Mas nunca houve uma expedição como a agora planejada. Pela primeira vez, o projeto MOSAiC leva um navio quebra-gelo moderno de pesquisa carregado de instrumentos científicos perto do Polo Norte.

Polarstern, a história

O navio quebra-gelo Polarstern, “Estrela Polar” em alemão, originalmente encomendado em 1982 é até hoje, um dos navios de pesquisa polar mais avançados e versáteis do mundo.

Posteriormente, entre 1999 e 2001, o navio foi completamente revisado e agora possui os mais recentes equipamentos e tecnologias disponíveis. É dessa forma que ele geralmente opera 317 dias em média todos os anos, cobrindo cerca de 50.000 milhas náuticas.

Polarstern está encalhado no polo norte

Polarstern, serviços

O Polarstern é o lar de todos os participantes do MOSAiC durante a deriva. Além de ser a plataforma de vida e de trabalho, a Polarstern serve a vários outros propósitos, tornando-o dessa forma o centro do MOSAiC:

– Todos os laboratórios, oficinas e escritórios estão localizados a bordo

– Possui instalações técnicas em quase todos os decks e dessa maneira ajudam a monitorar o ambiente e executar várias medições

– A ponte e a torre são úteis de tal forma que servem como plataformas de observação

– O convés do helicóptero serve como centro para muitas operações de vôo

– Os principais sistemas de guincho são instalados e operados a partir da embarcação

– O armazenamento de amostras e cargas está localizado a bordo

Em Polarstern, há um hospital com consultório médico, sala de cirurgia, acomodação para pacientes e um posto de emergência, administrado por um médico e enfermeiro.

Para expedições do Polarstern, é necessário um cirurgião com ampla experiência. As responsabilidades do médico incluem não apenas tratamentos médicos da equipe e cientistas, mas também o controle da água potável, da higiene na cozinha e da manutenção do hospital.

Polarstern está encalhado no polo norte

Instalações de pesquisa em larga escala, abordando aspectos-chave do sistema climático do Ártico, serão montadas a bordo do Polarstern e no gelo marinho próximo a ele, no chamado campo de gelo.

A maioria das medições e trabalhos da equipe de gelo marinho são realizados a poucos quilômetros de distância do Polarstern.

As propriedades do gelo marinho e da cobertura de neve são observadas com uma enorme variedade de métodos, cobrindo e mapeando as interfaces para a atmosfera e o oceano, bem como muitas propriedades de neve e gelo.

Polarstern está encalhado no polo norte

1ª Etapa

Como primeira etapa preparatória, os pesquisadores montaram as várias estações do Campo de Gelo. Estabeleceram uma rede de caminhos entre elas e instalaram linhas de força do Polarstern com o propósito de fornecer eletricidade às estações. Sobretudo, instalaram cabos de dados para transferir todos os dados coletados de volta para o navio.

Polarstern está encalhado no polo norte

Acesse o site https://www.mosaic-expedition.org

Conheça a expedição com atualizações diárias https://follow.mosaic-expedition.org/

Polarstern está encalhado no polo norte


Veja também Surf no mar gelado da Russia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *