Festival Internacional de Balonismo de Torres

Conheça o Festival Internacional de Balonismo de Torres, o maior festival de balonismo da América Latina

Nos últimos 30 anos, o Festival Internacional de Balonismo consolidou Torres como a Capital Brasileira da modalidade, sendo considerado um dos mais consagrados e tradicionais do País e consequentemente da América Latina.

O Festival de Balonismo é uma competição de balões com diversas modalidades de provas que vai reunir, neste ano, mais de 60 pilotos brasileiros e estrangeiros. Além das provas de precisão, há vários voos festivos e especiais.

O Festival é considerado o maior evento deste tipo na América Latina. Estarão presentes pilotos de balões de diferentes países e de vários pontos do Brasil. O evento é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e Air Show, empresa responsável pela organização técnica.

História

O Festival de Balonismo de Torres tem sua história construída a partir de outro evento: a FEBANANA, realizada em 1989 em função da fruta característica da produção agrícola do município. Durante os preparativos da segunda edição da FEBANANA, os organizadores decidiram inovar e trazer alguns balões de ar quente para a divulgação do evento. Já naquela época, o encanto dos balões seduziu os torrenses e, por isso, em outubro do mesmo ano, surgiu o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo.

Evento inédito no sul do país, já na primeira edição, o Festival contou com 10 balões e foi um grande sucesso. Jornais expoentes do Rio Grande do Sul destacaram a iniciativa, levando pessoas de todo o Estado a conhecerem o evento. Depois disso, a FEBANANA não foi mais realizada no município, enquanto que o Festival de Balonismo passou a ser promovido todos os anos, atraindo um número maior de pilotos a cada ano, vindo de diferentes cidades do Brasil e do Mundo.

Antigamente, o Festival era realizado em outubro. No entanto, os ventos da primavera atrapalhavam um pouco a competição, impedindo os balões de alçarem voo em muitas provas, motivo pela qual a data foi alterada.

Desde os seus primórdios, o Festival atrai o interesse da mídia e de grandes empresas que, ao longo desta trajetória, associaram suas marcas ao Festival em busca da ampla visibilidade nacional e internacional que um evento deste porte proporciona.


Todas os textos e fotos desta matéria, foram retirados do site https://www.torres.rs.gov.br/balonismo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *