Ilha do Mel: Trilhas e lindas paisagens

Conheça a Ilha do Mel, com suas trilhas e lindas paisagens. Principal atrativo turístico de Paranaguá e talvez provavelmente o mais importante atrativo turístico do Paraná. A Ilha do Mel tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que garante o ar primitivo e natural do local. Sem dúvida, é destaque entre os principais destinos de Ecoturismo do Brasil.

O acesso à Ilha é disciplinado pelas normas internacionais para reservas mundiais de biosfera, visto que auxilia na sua preservação.

Chega-se à Ilha do Mel partindo de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ou de Paranaguá.

Atualmente possui duas unidades de conservação, uma Estação Ecológica e um Parque Estadual. Existem quatro vilas principais: Nova Brasília, Farol, Fortaleza e Encantadas. Tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, visando à proteção e a preservação da flora e fauna e dos aspectos naturais, históricos e arquitetônicos.

Possui importantes atrativos naturais e históricos. Entre os naturais destacam-se a Gruta das Encantadas, os morros das Conchas, do Miguel e do Meio. Destacam-se também não só as praias como também as belas trilhas.

A fauna local é facilmente observável, principalmente espécies de pássaros e botos. Uma importante porção preservada da Mata Atlântica composta de vegetação exuberante e manguezais encontra-se na ilha.

Na Ilha do Mel, com suas trilhas e lindas paisagens, encontram-se o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres compõem os principais atrativos históricos.

Mapa da Ilha do Mel (clique para ampliar)

FAROL DAS CONCHAS

Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, com a finalidade de orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Está situado no topo do Morro das Conchas e pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha.
Vale a pena subir seus 150 degraus para chegar ao topo do morro, de onde é possível ter uma vista panorâmica de quase toda a Ilha do Mel. É certamente um dos pontos mais bonitos.

Ilha do Mel: Trilhas e lindas paisagens

O Acesso ao Farol das Conchas pode ser feito por trilha a partir do Trapiche de Brasília (1,6 Km – 30 min) ou também a partir das Encantadas (6,4 Km – 2 h).

Ilha do Mel: Trilhas e lindas paisagens

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José a fim de proteger a Baía de Paranaguá.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também referida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá. Localiza-se na praia da Fortaleza, no sopé do morro da Baleia (hoje da Fortaleza), na Ilha do Mel, litoral do estado do Paraná, no Brasil.

Ilha do Mel: Trilhas e lindas paisagens

Dominando a barra do canal grande de acesso à baía de Paranaguá, esta fortificação destinava-se à defesa estratégica da antiga vila de Paranaguá. Dessa maneira, garantia a segurança do seu ancoradouro, quinze milhas adiante, onde era embarcado o ouro, a madeira e, mais tarde, a erva-mate extraídos da região, contra os corsários e espanhóis que frequentavam aquele trecho do litoral.


Todas as fotos desta matéria, foram retirados do site da Prefeitura de Paranaguá.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *