Conheça Lagoinha do Leste em Florianópolis

Conheça Lagoinha do Leste em Florianópolis. O acesso a reservada praia, situada ao leste da Ilha de Florianópolis, é feito por embarcação marítima ou principalmente por caminhada em trilhas.

A praia da Lagoinha do Leste pertence ao roteiro das praias do Sul da Ilha de Florianópolis,com seu posicionamento mais a sudeste, distante 31 quilômetros do centro da cidade, se localiza entre a praia do Pântano do Sul e a Praia do Matadeiro.

Existem dois caminhos para se chegar a praia. Um deles, é feito pelo norte, através da praia do Matadeiro. O trajeto é o mais extenso, embora seja de nível médio. Mas pode ficar difícil caso esteja mal preparado fisicamente. A duração é de aproximadamente 2h 30 minutos, pois serão quatro quilômetros, e será possível avistar no trajeto uma caverna esculpida na rocha pelo mar, conhecida como a “Toca da baleia”.

O acesso através pela Praia do Pantano do sul, é similarmente feito por trilha. O trajeto é divido em dois quilômetros, sendo mais rápido porém mais íngreme.

Leve bastante água, e possivelmente, alguma comida leve como frutas ou barras de cereais.

Conheça Lagoinha do Leste em FlorianópolisFoto: Guinho Ritzel

O outra caminho, é através da praia do Pantano do Sul. O caminho é mais curto, porém é mais íngreme. A dificuldade também pode ser grande. Não é uma trilha aconselhada para crianças.

Parque Municipal da Lagoinha do Leste – PMLL

O Parque Municipal Lagoinha do Leste foi criado em 1992 por intermédio da Lei Municipal nº 3.701/92 e Decreto Municipal nº 8.701, com objetivo de salvaguardar a paisagem natural, a fauna e a flora e proteger o manancial hídrico da Bacia Hidrográfica da Lagoinha do Leste. Localiza-se no Leste da Ilha de Santa Catarina, sendo que a área total do Parque é considerada como Área de Preservação Permanente.

O sistema viário do território da parque, compõe-se de caminhos e trilhas de pedestres trançadas sobre as partes menos frágeis da área e harmonizados com topografia existentes, preservando ao máximo a vegetação arbórea.

Salvaguardar a paisagem natural, a fauna e a flora;

Proteger o manancial hídrico da Bacia Hidrográfica da Lagoinha do Leste.

Aplicam-se ao PARQUE MUNICIPAL DA LAGOINHA DO LESTE todas as disposições relativas da Legislação Federal, Estadual e Municipal.

A área total do Parque, passa a ser ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.

É proibido, em toda a extensão do Parque, o parcelamento do solo, abertura ou prolongamento de vias e qualquer tipo de edificação.


E você já voou de parapente? O que acha de fazer isso em Floripa? Veja aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *