Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC

Garopaba é muito conhecida por suas belezas, belas prais para prática de surf, trilhas, cicloturismo, mountain bike, e etc… Mas, uma menos conhecida, é a prática de sandboard. Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC é destino imprescindível.

Conhecida como surf na areia, sandboard é muito conhecida na pequena e bela Praia do Siriú. Pertencente a Garopaba-SC, ela atrai grande quantidade de turistas nas suas dunas para a prática do esporte. Originária do snowboard, que é uma espécie de surf na neve, o sandboard consiste em descer alguma duna de areia com uma prancha similar. Foi criado em Florianópolis, por volta de 1980 na praia da Joaquina onde mantém um parque até hoje.

As pranchas estão para alugar por quase toda a parte, para descer de pé ou sentado.

Tem alguma estrutura como bares, banheiros e chuveiros. Tudo a um custo, é claro. Mas os valores cobrados não são exagerados.

Para chegar a Praia do Siriú, segue pela rua principal de Garopaba em direção a beira da praia, e dobra-se a esquerda na Rua Francisco Pacheco de Souza, seguindo até chegar a rua que leva as dunas.

Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC

Escada para uma parte da subida das dunas.

Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC

A descida das dunas pode ser feita tanto por pessoas experientes tanto quanto por iniciantes. Não só por adultos bem como por crianças. Existem pranchas para a descida em pé e existem pranchas para a descida sentado, muito usado por crianças.

Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC

Subida dos morros é cansativa. A pisada na areia fofa da duna não rende. Sugestão é alugar a prancha em dupla, enquanto um desce, o outro descansa.

Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC

Sandboard nas dunas do Siriú em Garopaba-SC é cansativo, mas é antes de tudo muito prazeroso. Além de ser um ótimo exercício para as pernas é a garantia de muitas risadas.

 

Tetracampeão Digiácomo Dias

O tetracampeão mundial de sandboard Digiácomo Dias recomenda alguns locais de Santa Catarina para a prática do esporte. Atualmente morando em Florianópolis, ele tem mais de 14 anos de experiência e coleciona mais de 70 títulos, entre eles quatro mundiais e quatro sul-americanos. O atleta foi o primeiro no mundo a executar o salto com duplo mortal para frente na areia e além disso foi o primeiro brasileiro a executar essa manobra na neve.

No estado, o atleta recomenda as Dunas da Praia do Siriú, em Garopaba e as de Jaguaruna, na Praia de Campo Bom. “A primeira, do Siriú, é ótima. O local é bem família, tem um barzinho, dá para alugar as pranchas. Recomendo muito para ir passar o dia com os filhos. Já a segunda, no Sul, é a maior do estado. Para a prática é necessário ser mais experiente”, conta.

Enfim, sandboard no Siriú é garantia certa de diversão.

 


Conhece a Lagoinha do Leste, em Florianópolis? Ela é igualmente bonita ao Siriú. Clique aqui e descubra !


Todas as fotos desta matéria, foram retirados do site https://mapio.net/pic/p-336672/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *