Arvorismo ou arborismo ? O que é? Onde tem?

Apesar de existir poucas informações sobre a prática do arvorismo ou arborismo, vamos tentar ajudar um pouco.

O QUE É ?

Arborismo é a atividade de escalada em árvores. Considera-se assim, o uso essencial do uso da árvore apenas como instrumento. Pode ser usada com ou sem equipamentos, desde que estes não fiquem presos a árvore  por muito tempo.

Arvorismo é um esporte radical que consiste em percorrer um determinado caminho no toldo de uma floresta, ou suspenso entre plataformas montadas entre as árvores. Normalmente, são feitas com diversos obstáculos, como por exemplo escadas, cordas, tirolesas e etc…

Como é um esporte novo, é fácil e comum de usar o termo arvorismo bem como arborismo em ambos os casos. Ainda não há uma definição pelo dicionário.

A ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), usa a palavra arvorismo:

Arvorismo: “Locomoção por percursos em altura instalados em árvores ou em outras estruturas. (ABNT)

Uma floresta de árvores frondosas já é fascinante quando vista de baixo. Imagine então como seria conhecê-la do alto da copa das árvores. Todos se divertem indo de árvore em árvore por meio de pontes de corda, escadas, redes e vários outros tipos de obstáculos. Tudo, claro, com muita segurança.” (http://abeta.tur.br/pt/atividades/arvorismo/)

ONDE PRATICAR?

O arborismo pode ser praticado em praticamente qualquer lugar, desde que tenha uma árvore. Convém estudar o tipo de árvore, condições e segurança. Pode ser praticada na cidade ou na floresta.

O arvorismo  possui alguns parques pelo mundo afora. Originário da França e Nova Zelândia, onde se encontram os maiores parques, é um esporte ainda novo no Brasil. Por isso, é pouco difundido.

Selva Sassiri – localizada em Venda Nova do Imigrande, no Espirito Santo.

Verticalia – primeiro percurso de arvorismo do Brasil, localizada em Brotas, SP.

Não é necessário ser atleta para praticar esta atividade de aventura, que apresenta três modalidades: arvorismo acrobático, que tem como objetivo principal o de transpor as copas das árvores; o técnico, praticado mais por pesquisadores que precisam usar as técnicas do arvorismo para alcançar o topo das árvores; e por fim o contemplativo, que atende àqueles que desejam realizar uma maior observação da natureza.

Arvorismo ou arborismoSelva Sassiri, no Espírito Santo. Arvorismo para crianças e adultos. Créditos da foto: Selva Sassiri.

Como prática esportiva, o arvorismo tem por objetivo principal unir o esporte de aventura e o respeito à natureza.

Arvorismo ou arborismoSelva Sassiri: todos os tipos de dificuldades. Créditos da foto: Selva Sassiri.


Fotos retiradas do site http://www.selvasassiri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *